quarta-feira, 20 de agosto de 2008

“Nós” ainda não estamos preparados…



Estou completamente viciada na minha motinha!
Sempre que posso, vou com ela para qualquer lado, já me adaptei à condução em Lisboa embora essa seja sempre uma constante surpresa!
Nunca tinha reparado, porque nunca “tive necessidade”, mas agora que estou mais sensível aos “motoqueiros” só posso concordar quando ouço dizer que Lx está cheia de buracos, que não é uma cidade fácil para se andar de mota e, pior, que está cheia de pessoas que detestam e não têm o mínimo respeito pelas motas.
Ora, bem sei que não é novidade mas tenho ficado de boca aberta com algumas situações com que me tenho deparado e o pior é que acho que isto não é nada se tivermos em conta que a cidade está “vazia”.
Os meus amigos, que só têm andado de carro comigo, têm a mania de dizer que eu sou refilona. Por acaso até acho que não sou muito e quando refilo é “para dentro”…. para dentro do carro pelo menos! É que eu não me consigo calar quando vejo perfeitos anormais a fazerem barbaridades na estrada e a pôr em risco a saúde pública e a mexer nos bolsos alheios… Choca-me!
Agora imaginem tudo isto mas em 2 rodas…é gritante!

O que eu mais gosto é quando desafio a virilidade dos “nossos” homens!
Desafio é como quem diz, eu sou super tranquila, pacífica, estou na minha vidinha, não atrapalho ninguém… só que tenho uma mota e como tal, sempre que isso não representa perigo para ninguém, atrevo-me a passar entre os carros e a chegar um bocadinho mais à frente ou não fosse essa uma das vantagens da mota.
O pior é quando existem carros conduzidos por verdadeiros machões, que se sentem ameaçados por uma mota amarela, de 50Cc e ainda por cima conduzida por uma mulher! Imagino o que lhes passe pela cabeça:

- Mas o que é isto? Onde é que já se viu uma motazeca destas a arrancar antes do meu carro?! Deixa-me apanhá-la no próximo sinal… vai ver… para já tapo-lhe a passagem e depois quando arrancar “dou-lhe uma guinada” que ela até apita!

E isto é quase o dia-a-dia. Não passa pelo menos um em que não apanhe um exemplar destes!
Com estes já quase que me atrevo a dizer que estou habituada mas hoje fiquei duplamente espantada quando esta cena se repetiu mas tendo uma desta vez contracenei com uma actriz!
Curiosamente coincidiu com o meu primeiro susto de mota!
Estava parada num semáforo, que sei que demora eternidades a ficar verde, e como os ósculos de sol me estavam a magoar tirei o capacete para os ajeitar. Levei logo uma apitadela do carro do lado esquerdo que devia ter medo que o sinal abrisse e eu não tivesse tempo para sair dali. Pensei: “Nem vou olhar… só pelo espelho”.
Dentro do carro uma sra. abanava a cabeça como sinal de reprovação.
Deu tempo para colocar os óculos e o capacete e ainda esperei pelo sinal verde. Arrancámos ao mesmo tempo, lado a lado, o carro e a mota sendo que o carro estava a “empurrar-me” mesmo sem o estar a estorvar e eu acabei por reduzir a velocidade e deixar a sra. passar ao mesmo tempo que ela esboçou um sorriso. Até o entendi como uma espécie de agradecimento…
Próximo semáforo, a mesma sra. tranca-me no meio dos carros e eu não consigo passar para lado nenhum senão ficar a meio do carro dela. O sinal volta a abrir, nós voltámos a arrancar lado a lado e ela volta a fazer-me a mesma coisa. Eu olhei para ela discretamente, ela volta a sorrir mas eu não lhe achei piadinha nenhuma! Eu voltei a abrandar só que desta vez “pirei-me” pelo lado de fora da rotunda do Marquês que era, de resto, a que mais me convinha. Não é que quando estava parada na Brancaamp, para virar à esquerda, a “croma” pára do meu lado direito?! Tenho a certeza de que se ela fosse virar à esquerda como eu, me faria a mesma coisa. A pessoa até costuma ser calma e paciente mas esta gente não merece nadinha! Não lhes dou razão, obviamente, mas até consigo perceber quando há um ou outro que buzina mais insistentemente. Que falta de civismo meus senhores! Já que não pensam no “próximo” pensem pelo menos neles…é que a fazer mossa, fazia aos dois!

De maneiras que é assim…

3 comentários:

Anónimo disse...

refilona tu??!! Nããããooooo!! Calunias!! LOLOLOLOL a culpa nao é tua .. é esse bicho que tens aí escondido que de vez em quando acorda LOLOLOl UAAAAAAAAAAAAAAAA

Vespinha disse...

Eu não te disse que lidar com os automobilistas era uma das partes mais difíceis de conduzir uma mota?

Quando é que vamos ao Cabo da Roca? Os encontros de motards são aos domingos de manhã...

Cláudia Abreu Antunes disse...

Podes crer amiga... que gentinha!

Por mim vamos no próximo domingo!
Mas achas que me deixam passar por motard?! ;)