quinta-feira, 29 de maio de 2008

Agora é tudo culpa da gasolina!

A propósito de combustível e dos aumentos e da Galp e do raio que parta este país, trocava uns mails com um amigo que me pedia um favor só para não ter que gastar dinheiro em gasolina!! Pff…logo ele que, segundo um amigo nosso, há uma meia-dúzia de anos atrás já ganhava 400 contos! (isto é uma piada “cabanense”) :))
Logo no dia em que o rapazinho foi pagar o imposto de selo do carro e desembolsou uma pipa de massa… Sugeri que tivesse um carro, como o meu, movido a Red Bull… ele respondeu que a “carripana” dele é movida a Dom Perignon…
“Fino”! Há-de querer ovos que eu ponha…

terça-feira, 27 de maio de 2008

Parabéns!!

Na impossibilidade de o fazer pessoalmente... e just in case de, por acaso, passares por aqui...
;)

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Não me incomoda mas…

Não percebo porque é que as pessoas têm a mania de se despedirem com “Bom feriado” ou “ Bom fim-de-semana prolongado”…. Isto não dá uma trabalheira?!
Como se se importassem com o facto de os outros a quem estão a desejar o que quer que seja, tenham realmente “esse bom qualquer coisa”. Só porque fica bem? Só porque dão o ar de que são bem educadas?! Pelo amor de Deus…

É como quando saudamos alguém com quem nos cruzamos na rua e dizemos: “Olá, tudo bem?”. Nem nós queremos saber se está bem nem a outra pessoa vai responder outra coisa que não “Está tudo e contigo?”. E nesta altura já estamos suficientemente afastados para não ouvir a resposta um do outro.

Foi uma amiga minha espanhola que, numa das suas estadias @Lx, me perguntou porque é que nós perguntávamos uns aos outros se estávamos bem se nem ficávamos tempo suficiente para ouvir a resposta…

Es la verdad…

Eu creio que não tenho muito o hábito de perguntar se “está tudo bem”, sou mais mal educada e digo um simples “olá!” ou “viva!” quando não me interessa verdadeiramente o estado em que está a pessoas…
Quando acompanho o “olá” com “estás bom (boa)?” ou o “viva” com o “bem disposto(a)?” tenho a mania de ficar para ouvir a resposta… Devem pensar que sou totó… que sou…

Da próxima vez que me perguntarem isso ao mesmo tempo que continuam a andar, garanto que agarro no braço da pessoa e a obrigo a ficar para ouvir todos “os males” que tenho a dizer…
Quase que aposto que nunca mais fará a pergunta… pelo menos a mim!

De maneiras que é assim...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Se é assim...

Beba Frize e seja felize.
Se for assim, não custa nada...

terça-feira, 20 de maio de 2008

Seguro… directo!

Para aqueles que gostam das minhas “historinhas”, tenho uma que me fez rir às gargalhadas! Claro que não é a mesma coisa que contar pessoalmente mas… resolvi partilhar até mesmo com os que “não gostam das minhas historinhas”!!

Na tentativa de saber/fazer uma simulação para um seguro de uma moto, acedi a um site de uma seguradora. Tinha a hipótese de comunicar com eles através de chat ou pedir para me telefonarem. Optei pela primeira. Confesso que fiquei surpresa quando entrei em chat com um operador, pensei: “que maneira fácil e igualmente rápida de resolver a coisa”. Falei cedo demais! Isto que vos vou mostrar foi o que consegui e esta já era a minha 2ª tentativa...na 1ª vez ainda pensei que alguma coisa se tinha passado com a net:








5m depois...












Aqui houve outra mensagem mas perdi-a... Perguntava-lhe se ela tinha ido tomar café e dava-lhe conta que estava perdida de riso...



E foi ela quem saiu do chat LOL
Devia estar a achar uma seca a conversa! :))

Garrafas de água



Há semanas que me enchem a caixa de correio electrónica com os mails que referem o mal que faz ter garrafas de água no carro e blá blá blá…
Eu não levo essas coisas muito a “peito” mas a verdade é malta tem sido persistente: “Estás a ver Cláudia Antunes?!”, como se quisessem insinuar alguma coisa com as poucas garrafitas que proliferam no interior da minha “farronca”…
Eu costumo responder-lhes dizendo que é sinal que bebo água… o que até nem corresponde à verdade. Sou uma autêntica camela!!
Vai daí que resolvi retirar as garrafas todas e, de facto, fiquei espantada com a quantidade!
Então não é que num deste fds’s em Cabanas, enquanto me deslocava de carro com o meu sobrinho e depois deste se ter “enfiado” debaixo de um banco para apanhar um brinquedo, diz-me ele: “Oh titi, porque é que tens tantas garrafas de água debaixo dos bancos?!”
Ora eu que pensava que já me tinha livrado da coisa… ainda tinha mais umas quantas ali debaixo….

De maneiras que é assim…

sábado, 17 de maio de 2008

Desejos…

Há 1h atrás disseram-me que podia pedir um desejo que ele se realizaria…
Pedi que a p*#”* da nave que me deixou neste planeta de loucos, aterrasse e me levasse de volta…
Até agora, continuo à espera!!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Feira do Livro

Olha, agora diz que se calhar não há Feira do Livro...
Era o que mais faltava... espero eu!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

LeYa… à velocidade da luz

Ontem li no jornal que a LeYa acabou de firmar a compra da Oficina do Livro…
Ohhh…
Fiquei triste… não sei porquê mas fiquei… gosto tanto da Oficina, tenho um carinho especial por ela (se é que isso é sentimento para se ter para com uma editora)… não que não goste da LeYa mas… gostava mais da Oficina per si.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

13 Maio

Pois, hoje é dia de Nossa Senhora…
O que eu não sabia que é que os bairros de Lisboa organizavam procissões de velas na noite de 12 para 13.
Ontem, quando saía a pé de casa para ir visitar umas amigas que moram ali perto, fui apanhada no meio de uma dessas procissões. Claro que parei e, em silêncio, prestei-lhe a devida homenagem.
Pensei que isto só acontecia nas terrinhas, como a minha por exemplo.
De certeza que ontem, em Cabanas, toda a gente saiu à rua para percorrer as ruas e fazer o mesmo.
Achei curioso o facto de, no meu bairro, serem as mulheres quem carregava o andor com a Santa… é que lá em Cabanas são os homens que costumam fazer este papel…

Cantavam uma música, cujo nome não me recordo mas que conheço perfeitamente, que me deixou emocionada, confesso…

P.S.- Escusam de estar a "olhar assim para mim"... Já disse que eu sou mais do que aquilo que veem... LOL... seja isso bom ou mau!!:)
Palhaços! ;)

terça-feira, 13 de maio de 2008

Dublin Air





Finalmente fui “dublinar” ou apanhar com o “Dublin Air”. Eu preciso sempre , e faz-me bem, de um novo ar para me renovar. Talvez tivesse pensado que o ar da cidade do Jameson me pudesse embriagar...
Não estava à espera de nada em especial e de tudo em particular.
De um país cheio de sol e temperaturas fantásticas depressa se chega a uma chuvinha e ao fresquinho! Mas foi por pouco tempo, o sol esteve sempre presente embora umas vezes mais presente que outras. Tenho para mim que eles também não precisam do sol para (quase) nada. Aquela gente está quase sempre de manga curta e até mesmo de alças! E espantem-se quando a alça, a mini-saia ou o “mini-vestido” é a coisa que predomina na noite dublinense.
A princípio estranha-se depois deixa-se de estranhar mas não se chega a entranhar!
É uma cidade pequena, engraçada mas pouco interessante para capital. Tem muita luz, prédios de poucos andares, um rio que a atravessa, parques para passear, muitas lojas e muitos mais bares. A comida é péssima mas a bebida enche-lhes, literalmente, as medidas. Vemo-los a comer “fish and chips” (peixe com batatas fritas) e mais numerosos a beber “one pint” no fim do dia de trabalho. Eu que gosto de “em Roma ser romana” achei-lhes piada neste ponto. Não deixa de ser saudável que todos se reúnam num pub imediatamente a seguir a saírem dos seus trabalhos até porque as esplanadas estão protegidas contra o frio (com uma tela de 50cm de altura) e promovem a Guiness acompanhada com o cigarro. E aqui não percebi muito bem o que distingue a tarde da noite porque... à noite eles continuam lá, num bar barulhento, numa confusão de cerveja e whisky.
Mas um dia é suficiente, a partir daqui é zarpar para fora. A ponta exactamente oposta a Dublin é muitíssimo bonita: Galway. Tem mar, tem campo, tem as famosas ovelhinhas pretas e brancas e depois tem o gaélico. Qualquer coisa de imperceptível mas que acompanha qualquer inscrição em inglês.
Irlandeses simpáticos não se encontram mas antipáticos também não, são frios como o tempo! Valeu o calor dos “meus” portugueses.
A não perder também Keleney que poderá ter um misto de Cascais com Sintra. Um sítio onde todos gostaríamos de ter uma casa mas só alguns como Bono Vox ou até mesmo o Bob Geldof, entre outros, têm esse prazer.
Em Dublin, os “números” são diferentes, são “maiores”... é fantástico o número de euros que pedem pela renda de uma casa (1400), por uma sandes (16), por uma hora no parque de estacionamento (3), por uma “pint” (6,5) ou até mesmo por uma garrafa de Jameson (38). São números simpáticos mas... rendi-me aos do Penneys!!

De maneiras que é assim...

Curiosidades Dublinenses

Em Galway, junto ao mar...










Num jardim de uma casa particular...









Na Grafton Street, a "Baixa" de Dublin...

sábado, 10 de maio de 2008

Atípico... ou não!


Isto hoje não foi mesmo um dia anormal…
Parecem estar todos doidos e com o cérebro parado ou, diria mesmo, sem funcionar!
O dia foi para lá de horroroso, tudo para fazer ao mesmo tempo e tudo para ontem… de repente quando a coisa estava, supostamente, a caminhar para o fim, “o mundo desabou”.
O biggest tem um acidente brutal, o big teve que o substituir e o bosszinho teve que regressar à base de onde tinha batido as asas em grande voo pelas 16h.
De maneiras que o caos já estava instalado por causa de prazos, prazinhos e prazões e veio instalar-se definitivamente.

Eu, e a minha sorte, por cá ficamos também. Só que eu e a minha sorte não deambulamos pelos corredores sem ter nada para fazer, eu e a minha sorte não vamos comer fora a meio da tarde nem a meio da manhã e nem “perdemos” muito tempo nisso, eu e a minha sorte sentamo-nos no gabinete e trabalhamos que nem umas “mouras”. Por isso, eu e a minha sorte estamos naturalmente cansadas quando são 22h e a estas horas é natural que esteja farta de tudo e todos, que já não os possa ver à frente…tão naturalmente cansadas que eu até a ela (minha sorte) já estou cansada de carregar!

Cansa um bocadinho marcar coisas e ter que as desmarcar ou alterar para mais tarde, cansa ainda mais quando é sexta-feira e cansa a triplicar porque alguém da “cadeia” andou a arrastar-se. Mas cansa-me mais a mim, que sou sempre o início ou o fim dela… comece por onde começar, eu estou sempre na recta final… e eu que até tenho a mania de despachar trabalho, fico sempre pendurada, à espera do que está antes de mim e do outro e do outro e e e….

Bom, mas eu e a minha sorte, trabalhamos no coração do BA e raios me partam se hoje não vou lá dar dois dedos de conversa, beber um Jameson e fumar um cigarro em tons de descontraída…
Raios me partam….

Larguem-me!!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

É FATAL!




Festival
Anual
Teatro
Académico
Lisboa



Está de novo em cena o FATAL.
Para quem gosta de teatro, mesmo que amador, passe por lá. Vai seguramente encontrar agradáveis surpresas. Para começar, o preço é bem agradável: €5 na “pior” das hipóteses.
Eu recomendo vivamente. Também é verdade que é um festival que me é caro.
Em 1999 data o 1º FATAL do qual eu, orgulhosamente, fiz parte com uma peça do ARTEC (Talvez Pessoa) e encenado pelo Marcantónio Del Carlo. Fiquei fã deste festival, pelo teatro e pela iniciativa que cada vez está mais consistente e pela qualidade dos intervenientes.

http://www.fatal.ul.pt/
http://www.fatal2008.ul.pt/

Sem papas na língua…



Bob Geldof… se já antes era um nome conhecido, nos últimos dias “fez-se conhecer” ainda mais!
Então não é que o Sr. veio dizer que Angola era governada por criminosos??!! Mas que mentiroso que ele me saiu… é que não são só criminosos… e os corruptos?! E o resto da escumalha?!
O engraçado é que o BES, uma das instituições que organizou o evento onde Geldof esteve presente, veio logo criticá-lo tentando não manchar a imagem para poder continuar com o business em Angola. Para bom entendedor, meia palavra basta, certo?

Já o Jornal de Angola acusou Geldof de "malcriado" e de "espertalhaço". Ao mesmo tempo, deixou um recado: "O BES tem que ver quem convida para falar de desenvolvimento" – e acrescentou, com ironia: "Pelos vistos, a sua administração [do BES] gosta de lidar com criminosos". E sobre Bob Geldof, mas tendo como alvo o BES, concluiu: "Bob fez mesmo a diferença e comportou-se como os seus contratadores queriam".

Quase que me atrevia a dizer que, em África, “a coisa tá preta” para o BES.

De maneiras que é assim…

Não conhecem a transferência bancária?



Resolvi voltar ao ginásio que tinha deixado, a seu bel-prazer e a regozijar-se da minha ausência, há cerca de um mês atrás. É que tem-me dado uma preguicite…não sei de onde veio mas é bom que passe depressa. Se tivermos em conta que há dias em que me levanto mais cedo para ir ginasticar do que se fosse trabalhar…
Ontem fui pagar a mensalidade da coisa e tive uma agradável surpresa. Afinal diz que pago menos do que achava! É que, ao que parece, pago sempre com multa…por ser fora do prazo estipulado por eles.
Mas isto só acontece porque não têm a modalidade de pagamento por transferência bancária, acham normal?! Quando hoje em dia tudo se faz pagar deste modo, que é simples e rápido e às vezes quase que indolor….que o pagante nem dá conta que está a desembolsar uma pipa de massa para pagar “não-sei-o-quê”.
Claro que já enviei um mail e já telefonei pelo menos uma vez. Mais do que isto já perdi a paciência mas ontem foi o cúmulo!

Ora a pessoa tem que se deslocar fisicamente a um departamento do dito para efectuar o pagamento. Nesse local, dispõem de duas caixas de pagamento e ontem uma delas estava avariada!
Como tenho a chamada “sorte do animal”, o Sr. que estava à minha frente estava a pagar a natação dos filhos, um de cada vez! Tudo muito bem não fosse ele ter QUATRO filhos, QUATRO e para cada um deles o processo é: passa o cartão de acesso ao ginásio, confirma o que quer pagar, passa cartão MB, retira cartão MB, confirma valor, confirma PIN e aguarda recibo.
Pois é…agora imaginem isto a quadruplicar!
Claro que comecei a ficar impaciente mas o Sr. foi muito educado e simpático e virou-se para trás e pediu-me desculpa por ser tão demorado mas tinha QUATRO filhos… e até comentámos o quão cómodo seria, para quem paga e para quem recebe, o pagamento por transferência. Finalmente foi a minha vez de pagar e enquanto esperava e, maquinalmente fazia o processo, já tinha pensado, uma vez que estava ali, deixar mais uma sugestão de pagamento na “caixinha das sugestões” (pese embora as sugestões anteriores tenham caído em saco roto).
Meio mundo atrás de mim “bufafa” e eu só pensava “sorte têm eles… não tenho filhos, só pago uma mensalidade” e rosnavam qualquer coisa também acerca do pagamento por transferência… Não é que quando saio da fila para ir fazer a tal sugestão, o Sr. dos QUATRO filhos estava no fim da fila?! Olhou para mim, esboçou um sorriso e disse: “É que eu e a minha mulher também andamos na natação”.
Gesto simpático e revelador de um grande sentido de civismo, de resto muito em falta nos nossos dias, este de ter um milhão de coisas para pagar mas pagar só meio milhão e voltar para o fim da fila para pagar o restante… assim ninguém empata ninguém.

Fui deixar a minha sugestão a um segurança que fazia uma cara como se estivesse a falar tétum! Se calhar não sabe o que é uma transferência e também “não tenho nenhum papel de sugestões”, dizia.
Saí do edifício e quando abria a porta ouvi um burburinho, olhei para trás e o meio mundo que tinha estado atrás de mim, fazia novamente fila mas desta vez….em frente ao segurança e a reclamar o papel de sugestões!!
Esbocei um sorriso e retomei o meu caminho.
Pode ser que “vozes de burro, acabem por chegar ao ceú!”

De maneiras que é assim…

“Só me apetece é correr”

Depois de um episódio, muito incomodativo e pouco atractivo de se contar, nesta última viagem que fiz, resolvi mudar ligeiramente a minha alimentação. Não sei se resulta, não sei se vou levar isto até ao fim (o que quer que seja o fim), não sei tão-pouco se terei paciência e estômago para isso…mas lá que vou fazer um esforço, isso vou!

Preciso de comer mais legumes e se for possível comer menos, tanto melhor!
Eu que adoooooooro comer e que nunca me coibi de comer o que quer que fosse…

A juntar a isto “adjudiquei” um suplemento ao ginásio…correr…também não sei quanto tempo me dura esta maluqueira mas a última vez que tentei, deixei uma amiga na esplanada a ler na esplanada do parque e passados 7m já me tinha juntado a ela. Diz que nem 3 páginas leu….pff, cá para mim lê devagar é o que é!!

Estou empenhadíssima em ser saudável, não tem nada a ver com as formas físicas nem com o peso que os meus pés carregam…é uma questão de saúde! Logo eu que costumo apregoar o “saudinha é que é preciso!”. A verdade é que me faz mesmo bem, ao corpo e à (i)alma.

Penso muitas vezes naquela publicidade da Nike (era da Nike não era??!!):
Sofres mais quando corres ou quando não sais para correr?

No sítio onde vou correr, há sempre uma série de pessoas a correr pela mata, pela “não-mata”, correm em todas as direcções, são muitos e nunca chocam uns com os outros…
Não fazia ideia que havia tantos malucos como eu!

De maneiras que é assim…