terça-feira, 13 de maio de 2008

Dublin Air





Finalmente fui “dublinar” ou apanhar com o “Dublin Air”. Eu preciso sempre , e faz-me bem, de um novo ar para me renovar. Talvez tivesse pensado que o ar da cidade do Jameson me pudesse embriagar...
Não estava à espera de nada em especial e de tudo em particular.
De um país cheio de sol e temperaturas fantásticas depressa se chega a uma chuvinha e ao fresquinho! Mas foi por pouco tempo, o sol esteve sempre presente embora umas vezes mais presente que outras. Tenho para mim que eles também não precisam do sol para (quase) nada. Aquela gente está quase sempre de manga curta e até mesmo de alças! E espantem-se quando a alça, a mini-saia ou o “mini-vestido” é a coisa que predomina na noite dublinense.
A princípio estranha-se depois deixa-se de estranhar mas não se chega a entranhar!
É uma cidade pequena, engraçada mas pouco interessante para capital. Tem muita luz, prédios de poucos andares, um rio que a atravessa, parques para passear, muitas lojas e muitos mais bares. A comida é péssima mas a bebida enche-lhes, literalmente, as medidas. Vemo-los a comer “fish and chips” (peixe com batatas fritas) e mais numerosos a beber “one pint” no fim do dia de trabalho. Eu que gosto de “em Roma ser romana” achei-lhes piada neste ponto. Não deixa de ser saudável que todos se reúnam num pub imediatamente a seguir a saírem dos seus trabalhos até porque as esplanadas estão protegidas contra o frio (com uma tela de 50cm de altura) e promovem a Guiness acompanhada com o cigarro. E aqui não percebi muito bem o que distingue a tarde da noite porque... à noite eles continuam lá, num bar barulhento, numa confusão de cerveja e whisky.
Mas um dia é suficiente, a partir daqui é zarpar para fora. A ponta exactamente oposta a Dublin é muitíssimo bonita: Galway. Tem mar, tem campo, tem as famosas ovelhinhas pretas e brancas e depois tem o gaélico. Qualquer coisa de imperceptível mas que acompanha qualquer inscrição em inglês.
Irlandeses simpáticos não se encontram mas antipáticos também não, são frios como o tempo! Valeu o calor dos “meus” portugueses.
A não perder também Keleney que poderá ter um misto de Cascais com Sintra. Um sítio onde todos gostaríamos de ter uma casa mas só alguns como Bono Vox ou até mesmo o Bob Geldof, entre outros, têm esse prazer.
Em Dublin, os “números” são diferentes, são “maiores”... é fantástico o número de euros que pedem pela renda de uma casa (1400), por uma sandes (16), por uma hora no parque de estacionamento (3), por uma “pint” (6,5) ou até mesmo por uma garrafa de Jameson (38). São números simpáticos mas... rendi-me aos do Penneys!!

De maneiras que é assim...

4 comentários:

Vespinha disse...

São lindas as ovelhas brancas de cabeça preta... vi-as numa viagem à Cornualha, calculo que a paisagem seja parecida.

Anónimo disse...

Eu ainda espero pela minha ... LOL

Anónimo disse...

Ora entao, 2 comentarios de alguem que mora no reino unido ;) ... por algum motivo chamam evening ao dia apos as 6h da tarde ... e tudo o mesmo para os britanicos, mas tens que ter em conta que as 0h ja estao todos podres em casa, por isso a 'noite' nunca e vista do mesmo modo como por nos portugueses! :o).

Outra coisa ... apenas uma pint?! Muito fraquinha! lol ... tou no gozo, aquilo e imenso pa mim tambem, mas pelo menos em inglaterra eles bebem-nas aos pacotes de 3 pints!! lol

Beijinhosss

T.

Cláudia Abreu Antunes disse...

Oláaaaa T.!
lol
Olha que eu não bebo pint's... não gosto de cerveja!
Eu cá sou "fã" do Jameson, whisky dos Deuses! ;))