domingo, 26 de abril de 2009

Um total de 34.20h

21.45h = é o n.º de horas que vou passar a voar
+
12.35h = é o n.º de horas que passarei em aeroportos, em trânsito

Cerca de 1 dia e ½ até chegar a Lx... desta vez sem paragens para dormir...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dólar ida?!


Por aqui é costume verem-se pessoas, na sua maioria crianças, que carregam um pau nos ombros na tentativa de se fazerem passar por mini-mercados ambulantes. Em cada uma das extremidades do pau levam conjuntos de frutas. Passam a vida a cruzarem-se com outras pessoas a quem oferecem os seus produtos em troca de um dólar. E mesmo que se diga “não queremos, obrigada” ou “não precisamos, obrigada”, só param de rondar quando dizemos “dépois”... mesmo que isso queira dizer “eu já disse ‘não’ 3 vezes, não insistas por favor” ou “’dépois’, se não nunca mais te calas”.
Na semana passada vi, o que é mais raro, um homem do tipo “pai de família” que carregava o tal pau. Só podia mesmo ser um homem porque... o pau não tinha frutas nem legumes mas antes um leitão em cada uma das extremidades!!

Olhou para nós e, antes que pudesse dizer alguma coisa, perguntamos em uníssono:
- Dólar ida?! (um dólar?!)

Abriu a boca num sorriso enorme e disse:
- Dépois!!

You’ve got mail!!



A minha primeira correspondência chegou!! (por acaso foi a 2.ª, já tinha recebido um convite de casamento)
Estou tão contente!!
Música nova para os meus ouvidos!! Já estava farta de ouvir as 4.200 que tenho no iTunes...
Mas contente sobretudo porque foi o meu “amoroques” que escolheu as músicas, gravou-as e ainda teve tempo e paciência para fazer este postal e escrever umas linhas que me souberam igualmente a música... Espero que consigas sentir o quão bem me soube...

Então temos: Buraka Som Sistema, Hannah Georgas, Lily Allen, Ne-Yo, Pet Shop Boys, Royksoop, Thievery Corporation, U2 e Yeah Yeah Yeahs...
Ainda só ouvi Lily, estava com imensa curiosidade, o resto ouço em casa porque já são horas de ir. Funciona perfeitamente, portanto, se este é o primeiro de muitos, venham eles!!
E faz de certeza boa companhia, é como se fosse a tua companhia...
Eu também te adoro amiguinho... se tivesses aqui saltava já para cima de ti... mas não perdes pela demora!!
Veio-me à cabeça a nossa conversa quando disse que tinha 2 propostas para sair de Pt... com estas bases “não há longe nem distância”, dizia o Fernão Capelo Gaivota e dizemos nós :)

Eu vou continuar à espera das restantes encomendas.... Ahahahahah
Tanta pressa para terem a lista e ainda não foram ao supermercado??!! Ahahahah
Dava-me tanto jeito os rebuçados de mentol... e não é gulodice... dói-me tanto a gargantinha (por acaso até é verdade).... Ahahahah ;)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

É este o jornal que temos...





Faz-me falta folhear um jornal... decente!!
Este é o jornal que me vem parar à secretária. É bilingue, metade em tétum e a outra metade “neste” inglês... se bem que nem sempre as notícias coincidem...
Quase que já tinha desistido de ler os jornais aqui. O último que tinha lido, o que tem uma página em português, trazia duas notícias: a morte do Ali Alatas e o nascimento de, se a memória não me falha, um koala no zoo de Lisboa. É tudo o que um expatriado quer saber acerca do seu país.
Tentei em inglês. Mas se antes “quase que tinha desistido”, agora desisti mesmo!!
É que nem consegui rir...

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Lisboa Bike Tour



Claro que estou inscrita... certo?!

domingo, 12 de abril de 2009

Caixinha de música

Na sequência de um mail de uma amiga que anunciava a decisão de se casar para o ano, achei piada à forma como ela se despediu:

“Bem deixo-te com um grande beijo de saudades e espero sinceramente que estejas bem e feliz, de certeza que sim, porque tu és como as caixinhas de música, uma vez abertas temos imensa música e uma bailarina a dançar, e tu desde que estejas com a pestana aberta estás sempre a cantar e disposta a um pezinho de dança... és uma verdadeira caixinha de música.”

Tens o meu consentimento e o meu contentamento para esse casamento. :)
Venha ele!!

P.S.- Não vais querer que seja eu a “caixinha de música” nesse dia pois não?! Ahahah

Um fim de semana... santo!!

Díli ficou vazia, quase vazia...
Nada que não fosse de esperar num fim de semana prolongado e a “meio do meio” do ano. Sempre que se pode sai-se daqui, o que não é nada condenável!!
Agora, sair toda a gente e eu ter de ficar é que não!!
Ter de trabalhar no feriado não me chocou (só pelo motivo que foi) mas que todos os “planos” tenham saído furados é que me custou um bocadinho a engolir... mas também engoli:

a) praia: alerta de crocodilo na... quinta-feira santa;
b) ginásio: fechado. É sexta-feira santa;
c) supermercado: fechado. É sexta-feira santa;
d) ilha de Jaco: não posso ir, tenho de trabalhar na... sexta-feira santa;
e) bicicleta: seria a corrida habitual não fora ter chovido no fim da sexta-feira santa;
f) praia: até teria sido um dia excelente mas... era sábado santo e caiu uma trovoada tão grande que até abrigada dentro do carro tinha medo de estar;
g) praia dos portugueses: dia fantástico, mar excelente... mas só eu é que levei carro e uma das pessoas, passadas 2h de chegarmos, recebeu um telefonema da namorada que dizia “surpresa, estou no aeroporto de Díli”... era domingo santo;
h) praia do Cristo-Rei: porque quem chegou não foi a mim que me veio visitar e o dia continuava fantástico, zarpei para uma praia mais perto. Já não é costume ter muitos mas sempre há, além de mim, meia dúzia de estrangeiros. Mas hoje nem um havia para amostra e no areal e no mar não havia espaço para ninguém senão para timorenses. Todos foram à praia festejar... o domingo santo;
i) ginásio: a única máquina que posso/gosto de fazer no momento estava lá mas como não funcionava, suponho que também tenha ido festejar o domingo santo (e não se sabe quando volta!)

Mas... porque os que ficaram também eram “bons”, porque as conversas foram agradáveis, porque a discoteca da moda (Casa Minha) abriu sexta-feira e sábado, porque estava quase vazia, porque um novo espaço/restaurante lounge abriu à beira-mar, porque fiz uma série de coisas que tinha pendentes, porque a internet até está a funcionar e porque me chegaram mails... eu até acho que este foi um fim de semana santo!!

Snorkling


Finalmente consegui juntar uma ida à praia com um mar “ao jeito” (começou a época seca) e finalmente consegui estrear uma prenda que a P. e o P. me ofereceram...
São responsáveis por mais um desporto que descobri gostar de fazer e por mais umas quantas horas de prazer que isso me causa!!
Quase que pareço uma avestruz... só que enfio a cabeça debaixo de água e tenho uma campo de visão maior e bem mais agradável... mas o efeito é o mesmo!!

Nota: ninguém levou máquina para a praia mas não podia deixar de registar o momento... mesmo que seja enquanto seca ao sol na varanda cá de casa :)

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Finanças... “oh pa adoro elas”!!

Foi “bicho” com o qual nunca tive muito contacto... sempre tive a sorte de ter alguém que se ocupasse disso por mim. Agora então que nem sequer estou no país, mantenho as minhas sempre fiéis procuradoras. Não é que na mesma semana, as duas me telefonam para me dizer:
a) vou receber uma “pipa” de massa de IRS;
b) alargaram o prazo de isenção do IMI de 6 para 8 anos!! Dizem ter em conta a crise e o facto de não ter dívidas fiscais.

As Finanças “de cá” pelos vistos também se tem enganado no desconto do meu ordenado... Nunca o valor da folha de ordenado coincidia com aquele que me ia para à conta. Pelas minhas contas, sempre achei que o que me parava na conta era aquele a que efectivamente tinha direito. Este mês resolvi dizer às sra. que faz os pagamentos que aquilo não estava bem, que a percentagem de desconto não estava correcta em relação ao ordenado bruto. Eis se não quando ela me diz que estava certa sim sra, que a percentagem de desconto não é sobre o ordenado bruto mas sobre uma parte dele e que assim, não sendo o valor que tenho recebido mensalmente, devo ser receber os retroactivos.
Também não me parece mal!!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Big Brother

Big Brother is watching you...
É mais ou menos isto, não temos é casas em tons de decoração IKEA, as pessoas não são escolhidas “a dedo” (ou será que são??), não passamos o dia a fazer jogos nem no ginásio, não temos confessionário e também não nos fazem provas de amor em helicópteros...
Mas temos cenas de pancadaria, amores “à pressão”, também trabalhamos para ter comida, embora menos mas também há quem seja expulso, também conhecem (ou julgam que conhecem) toda a nossa vida e também fazem dela tema de café...
Só que eu não concorri para entrar em nenhum jogo e não moramos todos na mesma casa, é uma ilha... ou se calhar uma aldeia...

Quem me conhece sabe que... tudo o que eu queria entrar num Big Brother!!