sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Guido Valadares ou... como lhe quiserem chamar

Chama-se Hospital Guido Valadares e há quem lhe chame só Guido Valadares... não sei se por não lhe quererem chamar hospital!
Mas é o que temos e enquanto tivermos, menos mal...
Resultado de uma consulta na clínica portuguesa, fui obrigada a deslocar-me ao hospital para realizar um Rx ao tórax. Já me custava respirar mas quando lá cheguei não foi difícil suster a respiração... O tempo de espera não foi muito, felizmente. Talvez tivesse perdido mais tempo a tentar descobrir, entre o português e o meu parco tétum e as setas a apontarem para “nenhures”, onde é que tinha que me dirigir.
O tempo na sala de espera foi pouco mas suficiente para me virem as lágrimas aos olhos. Tínhamos crianças subnutridas que choravam baba e ranho (literalmente), tínhamos adultos que tossiam os pulmões, outros que suponho tivessem uma perna ou braço partido e também tínhamos outro que, meio desmaiado numa “maca” que não era mais do que uma chapa de zinco sem direito a lençol, aguardava que o sangue parasse de lhe jorrar da cabeça, provavelmente estaria à espera de um Rx para que não restassem dúvidas que se tratava de uma cabeça partida! Se calhar não consideravam urgente...
Todos estavam à minha frente mas eu fui chamada à frente de todos. É uma coisa recorrente aqui, mas por “culpa” dos timorenses. Sempre que há um malai, espera o menos possível na fila de onde quer que esteja. Como é meu hábito, disse ao sr. que me chamou, que havia pessoas antes de mim mas ele insistiu que eu entrasse e eu confesso que não voltei a insistir com ele.
Disse-me que tinha que entrar naquela sala, despir-me da cintura para cima, vestir a bata e ir ter com ele. Assim fiz, despi-me e agarrei na bata para vestir mas... não consegui. Lembram-se do post em que descrevia as camisas que estavam à disposição para tirar fotografias?! Agora imaginem o mesmo mas... com salpicos de sangue!
Claro que não ia conseguir vesti-la, nem por sombras... e tinha 2 hipóteses: ou saía nua ou não fazia o Rx se não houvesse outra bata. Voltei a vestir a minha camisa e saí de bata na ponta dos dedos na tentativa de explicar ao sr. que aquela não era uma bata que se apresentasse!! Felizmente ele percebeu, ou pelas minhas palavras e expressão ou por ter olhado para o estado da bata!
Lá me mandou colocar na posição que devia e colocar o queixo num encaixe, olhar para a frente e respirar fundo... E foi quando olhei para a frente e volto a ver uma “língua” de sangue na parede “branca” que pensei “respira fundo, mesmo que isso te doa horrores, quanto mais depressa respirares, mais depressa sais daqui”.
E só não saí a correr porque precisava de ter os pulmões a 100% para o fazer...

Eu e os sete pecados mortais

Ora bem, a Sininho lançou-me este desafio... e eu aceitei, claro!

Gula: é capaz de ser um pecado sim... adoro comer, sou um bom garfo, faca, colher ou qualquer outro talher. Raramente consigo dizer que não, nem que seja um bocadinho minúsculo...

Avareza: nunca fui e dificilmente serei de cobiçar este tipo de coisas. Desde nova que me lembro de dizer que “detesto” dinheiro, quer eu o tenha quer não...

Inveja: nem um bocadinho... gosto exactamente do que sou e do que tenho...

Ira: se calhar não sou normal mas... não me lembro de ter sentido isso antes, ou pelo menos no verdadeiro conceito da palavra...

Soberba: eu cá também acho que sou auto-suficiente mas igualmente humilde...

Luxúria: se calhar peco muito por aqui...

Preguiça: às vezes queria tanto ser preguiçosa (será que chego a sentir “inveja”?!)... não tenho o minímo jeito para ser preguiçosa, já tentei mas consigo mesmo... é mais forte que eu...

tradução & regras do desafio
revelação da relação pessoal com os 7 pecados capitais, pela definição:
gula: comer a toda a hora e/ou além do necessário.
avareza: cobiça de bens materias e/ou dinheiro.
inveja: desejar atributos, status, posses e/ou habilidades de outras pessoas.
ira: junção [por vezes, incontrolável] dos sentimentos de raiva, rancor e ódio.
soberba: falta de humildade. alguém que se acha auto-suficiente.
luxúria: apego aos prazeres carnais.
preguiça: aversão a qualquer trabalho ou esforço físico

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

TT – Toda a Gente Feliz!!


“Até 31 de Janeiro carregue o seu telemóvel e ganhe 30% de bónus em todas as recargas.
Timor Telecom – Toda a Gente Feliz!”

Acho-lhes piada... com este slogan...

Já paravam de me enviar esta mensagem de 30m em 30m...

Cada vez que raspamos uma “pulsa”, recebemos 4 mensagens:
1)“A sua recarga foi confirmada. Em breve receberá a confirmação do seu saldo”
2)“ O seu saldo é de ... $USD”
3)“ Já acumulou ‘x’ senhas para o sorteio ‘não-sei-o-quê’”
e agora ainda recebemos mais esta dos 30%...

Quase que penso 2 vezes cada vez que tenho que raspar uma pulsa...já sei que durante 20m não vou parar de receber mensagens...cansam-me a beleza!

Mas é como eles dizem “Toda a gente feliz”... porque no raspar é que está o ganho!!

P.S. – Isto é que é uma “pulsa”... e é assim que se carrega o tlm!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Pergunta do dia :)

Hau ohin hatete ona...??
Hau adora ita ;)

Hau baa aprende Tétum... neineik, mana, neneik!

Hau agora aprende tétum rua dia semana. Difisil... profesór hanorin tétum embora inglés, mana halo tradús ba portugués... profesór la hatene barak inglés...
Ho hat maluk sira, beibeik hamnasa barak!

De maneira sira ne’ebé nane’e... (De maneiras que é assim…)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Foi Natal...


Foi Natal em todo um mundo e cada qual enfeita a sua “casa” como quer... Em Portugal temos os “Pais-Natais” que sobem/descem das chaminés, temos jardins com renas “eléctricas”, temos uma panóplia de enfeites que dão cor e luz à época...
Por aqui nem temos muitas casas, nem temos muita luz, nem temos muitos enfeites, nem temos muitas casas com luz e com enfeites...
Mas temos um palácio, com muita luz e enfeites para contrastar com o resto da cidade!
Queria ter “postado” esta foto na devida altura mas só agora é que consegui a melhor foto!
De maneiras que é assim...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Maré-vazia

Hoje acordei e fui acabar de abrir os olhos na varanda... para ver o mar...
Podia-se dizer que era um dia igual aos outros ou isto ou aquilo... mas não!
Estava maré-vazia...
Detesto dias de maré-vazia...

domingo, 11 de janeiro de 2009

Net a quanto obrigas!

Ele há coisas difíceis e coisas muito difíceis!
No primeiro mês e meio a net funcionava perfeitamente: um Pc transmitia a linha para o Mac (o Mac aqui não recebe a linha directamente). O Pc além de ser dos seus donos, encheu-se de vírus de tal ordem que não voltou a conseguir transmitir linha nem para o Mac nem para ele próprio.
Chama-se um dos poucos técnicos que há. Precisava-se de um router para transmitir linha directa para o Mac e assim não precisávamos de Pc nenhum. Perguntamos-lhe isto para lá de 50 vezes. Manda-se vir o router de Singapura e manda-se vir o técnico cá a casa. Olha para o router, olha para o Mac...olha para nós e diz que não dá para fazer a ligação directa, precisamos de ter Pc novamente. Desencantámos um velho do V. e voltámos a chamar p técnico. No dia em que cá vem, o Pc não liga. Leva para casa para arranjar. Traz de volta. A linha não funciona. Liga para o apoio da Timor Telecom, tínhamos que pagar a conta. Pagámos a conta e prometem que a linha fica activa dali a 2h. O técnico volta a casa ao fim do dia. Já tem linhas mas... computador não liga. Vamos a Portugal e comprámos um computador. Chamámos o técnico. Olha para o computador, olha para a linha telefónica e volta a olhar para nós. O computador não tem entrada de linha telefónica, só cabo de rede. Precisamos de comprar um modem. Há um amigo que nos empresta para o fds o seu portátil, pelo menos até comprar o modem temos net. Compramos o modem mas não tem Cd de instalação. Faz download da net Instala no nosso Pc. A linha já entra no computador mas... o computador não consegue distribuir para o Mac. Desta vez precisa de instalar outro anti-vírus porque o que temos é muito forte. Não tem outro anti-vírus e demora horas a sacá-lo da net. Promete voltar no outro dia com o “antídoto” certo. Volta no outro dia bem cedo. Instala no Pc mas continua sem distribuir para o Mac...não sabe o que se passa desta vez, vai ter que ir embora mas volta na segunda-feira. Muito bem, voltou, consegue passar rede wireless para o meu Mac mas não para o de V. Tenta, volta a tentar, configura, desconfigura, liga net, desliga net, não sabe qual é o problema. De repente, o wireless começa a funcionar nos dois Mac´s!
Alegria, alegria!!
Não posso acreditar...
É melhor desligar e voltar a ligar just in case...
Volta a funcionar!!

O técnico vai-se embora mas... diz que terá de voltar, que se esqueceu de configurar “uma coisinha” que não afecta nada mas.... Perdi a paciência e quase que o empurrei porta fora!

Finalmente de volta ao mundo virtual, de volta ao contacto com “o outro lado do mundo”! Não sei se por muito tempo mas é melhor aproveitar enquanto há!
Deve ser por isto que me dizem que sou muito paciente...mas é por estas e por outras que cada vez tenho menos paciência!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Foi para isto que voltei?!

Saí rumo a Portugal dia 17 de Dezembro.
Um dia antes já não conseguia ter acesso à minha conta através do MB, dizia que o cartão não tinha leitura. Pela terceira vez em 3 meses! E estamos a falar de uma instituição portuguesa com certeza! O gerente já insinuava que era eu que desmagnetizava os cartões.... embora lhe respondesse que deveria ser só este cartão porque todos os outros funcionavam. De qualquer maneira, com todos os problemas que tive em apenas 3 meses de utilização, já havia decidido mudar de instituição bancária e deixar a banca australiana cuidar dos meus tostões.
Ainda assim precisava de receber o ordenado do mês anterior e quando chegasse a Timor novamente logo trataria do assunto.
Pois bem, cheguei e continuei sem dinheiro durante 2 dias. Ao terceiro resolvi ir ao balcão pedir uma actualização da caderneta. A “mana” teve que trocar a folha umas 2 vezes e deu-ma para as mãos.
Os meus olhos nem queriam acreditar: de 17 a 31 de Dezembro havia sido feitos levantamentos num total superior a 2500 dólares!! Mas e por quem?! Tendo em conta que estive fora precisamente nessa data e o cartão esteve comigo?!
Sem hesitar, dirigi-me ao escritório do gerente. Ele devia ter pensado “lá vem a desmagnetizadora de cartões!”. Contei-lhe o sucedido. Só me lembro de ele pôr as mãos na cabeça....e eu vendo o ar de pânico dele, pus também!
Conclusão: fizeram um outro cartão com o mesmo número que o meu e associaram à minha conta e entretiveram-se a fazer levantamentos de 10, 40, 50 e depois quando viram que resultava, começaram a levantar os 250 dólares permitidos diariamente!
Alguém, que não se sabe quem, deve estar a esfregar as mãos neste momento.

Não sabem para que serve um furador mas clonar cartões é com eles!
O dinheiro vai-me ser restituído, não se sabe bem ao certo o dia...
A conta não estava a negativo mas o crédito que eu poderia dar a esta instituição bancária portuguesa, esse não vai ser aprovado!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Here i am!

De volta a East Timor, onde as coisas têm uma maneira própria....muito própria!
Estaria bem se tivesse ficado em Portugal mas também se tivesse voltado a Timor...

“Nunca te pediram para ficar?!”, perguntaram-me estas férias.
“Não!”, respondi eu.
E aqui estou!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Não queria... mas já que teve de ser...

Por acaso, não me importava de não ter mudado de ano....mas uma vez que me foi “imposto”, ainda bem que mudei!
Venha de lá esse novo ano, que entre com a mesma força com que os touros saem dos curros....só porque tenho curiosidade em saber quantas marradas vou levar este ano!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Foi a voar...

Das férias em Portugal só me lembro de Portugal, as férias essas passaram a voar!
Foi óptimo voltar a encontrar a família, alguns amigos e outras pessoas que me fazem bem à alma ...
Aconteceu-me tudo e não me aconteceu nada...desde o vírus que trouxe de Timor como presente e (felizmente) ninguém o quis receber, ao carro avariado, à chuva, aos desencontros mas também aos encontros, aos kms que fiz de carro, às filas em CC, ao jet lag até aos amigos que não consegui ver, às coisas que não consegui fazer...
Adorei cada minuto (embora eliminasse alguns) mas para mim esses minutos poderiam ter durado dias...teria sido perfeito! Depois poderiam voltar a ter 60 segundos....