sexta-feira, 26 de setembro de 2008

É o chamado “toké e foge”!!


Há coisas bem mais agradáveis para se ouvir durante a noite...há coisas bem mais agradáveis para se ter no quarto durante a noite... mas diz-se que quem não sabe e como quem não vê...
Enquanto me familiarizava com a mosquiteira, o meu primeiro cartão de visita: uma téké (osga fêmea). A primeira vontade foi saltar para o quarto do V. e pernoitar por lá mas não... engoli devagarinho, transpirei que nem um animal e deitei-me sem nunca mais me mexer... só os olhinhos!!
Para embalar, um som que não consigo transmitir... não era o “Oh Elsa!”, era qualquer coisa de mais calmo que parecia um papagaio que repetia “Toké, Toké”... a verdade é que embalou!

Em conversa no espaço lounge do CM, onde toda a gente quer saber tudo o que sentiste na primeira noite que passaste em Lorosae, comento a intromissão no meu quarto e a cantoria de ontem a noite...
“Ah, isso e normal, elas ate comem o mosquito da malária... e o que ouviste é um lagarto que quase nunca ninguém vê mas que é inofensivo... excepto quando salta para cima das pessoas!! É raro mas pode acontecer, normalmente eles escondem-se das pessoas mas se algum te saltar não tentes puxá-lo porque tem o efeito contrário, ele vai-se colar mais a ti e é cada vez mais difícil de o tirar...”

Enquanto eu fumava um cigarro cada vez mais nervosa, acrescentava:

“A única maneira que tens de o tirar é aproximares um cigarro ou qualquer coisa quente. Aí sim, começas a vê-lo soltar as unhas da tua pele...”

Daqui, assustada, fui à net pesquisar acerca do bicho:

Toké - lagarto especial, que emite uns sons que parecem dizer "tó ké", os quais repete muitas vezes. Dizem alguns indígenas que o número dessas vezes indica as horas que são; o que é certo é que esse número é muito variável, sucedendo que enquanto de uma vez repete o som por duas ou três vezes, de outras chega a sete e mais.

Engraçado é que nessa noite não o ouvi... se calhar eram 00h e não havia hora nenhuma para anunciar...

*Esta é uma téké

2 comentários:

Anónimo disse...

que nojo!!!LOLOLb ai m,iga gabo-te a coragem!! eu nao cosiguia dormir só de pensar que ela me poderia "tokéar" LOLOLOL

Vespinha disse...

Não me podes enviar um desses na volta do correio para pôr aqui no quarto e dar cabo da melgada toda? É que por acaso de lagartos e osgas não tenho medo...