Em tempos disseram-me que rangia os dentes enquanto dormia... mas eu não liguei.
Em tempos disseram-me que sofria de bruxismo... mas eu não liguei.
Hoje, esses tempos já lá vão mas... tenho acordado com dores nos maxilares e noto os dentes ligeiramente “deformados”.
Hoje, resolvi aprofundar o que era isso de “bruxismo” e parece que a coisa se encaixa.
Quer “em tempos”, quer “hoje”, era tudo o que eu precisava... sem dúvida!!
O bruxismo consiste em ranger ou apertar os dentes durante o sono (...) É uma patologia observada em pacientes de todas as idade e geralmente está relacionadas ao alto nível de stress. É comum em cerca de 15% das pessoas. Esses pacientes podem sofrer desgastes nos dentes, dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Estes sintomas são comuns durante o sono. O ranger dos dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger nocturno (...)
O esmalte dentário é o primeiro a receber os prejuízos do Bruxismo causando assim o desgaste anormal dos dentes. Pode provocar ainda, dores na articulação temporomandibular (ATM).
Causas: A frequência e severidade do bruxismo estão altamente associadas ao stress emocional e físico. Quando noturno o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes ao da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e fadiga. Um alinhamento incorrecto dos dentes e o fechamento inadequado da boca costumam estar presentes em grande parte dos casos. A doença pode atingir qualquer pessoa não tendo relação directa com a faixa etária. A incidência é maior nas mulheres que nos homens.
Consequências: Desgaste excessivo dos dentes, podendo chegar à gengiva, causando dor. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra. As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contracção excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. Outro problema decorrente do bruxismo é dor na articulação temporomandibular (localizada no osso do crânio e mandíbula). Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.
*Retirado da Wikipédia
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
tenho um bruxista na minha cama!
É que nem a dormir consegues parar 'Ssugada coisa!! Zen amiga ... zen!
A sério Sininho?! E ele sabe que é bruxista?! ahah
E dorme com alguma espécie de aparelho na boca?!
Era o que me faltava também...
Seshat... não vês que "é nervos que dá nas ssoas"?!
A sorte é que não é sempre... ou pelo menos nem todos os dias me ouço a mim própria...
Eu tb já nao me tenho ouvido a mim própria LOLOLOL embora me pareca que o barulhinho seja ligeiiiiramente diferente!! LOLOLOL
Ahahah, eu diria seguramente diferente... ouve-se nos quartos do lado... por mais longe que possam estar!!
Ahahah
Olha linda, como tu bem sabes, mil vezes bruxista que a roncar como o JC! Livra.
Ahahah Também é verdade moroques... A prova é que do quarto do JC toda a gente se queria sair e do meu nem por isso :) Lembras-te da passagem de ano no Meco?! 6 a dormirem no chão do R/C e não foi pela lareira!! ;)
Oh moroques, claro que me lembro. Tal como nunca esquecerei das férias de há dois anos em Lagos, em que nem sequer conseguia adormecer lá em casa.
Decidi ir dormir para o carro que estava num dos pisos subterrâneos, não sem antes ter ficado preso no elevador e ser salvo pelo segurança do condomínio. Eu de boxers, com uma almofada e um lençol nas mãos e um segurança pasmado, às duas da manhã, numa cave de um prédio. Queres qualquer coisa mais inesquecível que isto?
Também sofro desse mal... Mas só às vezes! :)
Ahahah. De facto inesquecível!! mas isso não foi em Espanha?!
CL, eu também é só às vezes... agora é uma dessas vezes!! Ahahah
Enviar um comentário