sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bruxismo*

Em tempos disseram-me que rangia os dentes enquanto dormia... mas eu não liguei.
Em tempos disseram-me que sofria de bruxismo... mas eu não liguei.
Hoje, esses tempos já lá vão mas... tenho acordado com dores nos maxilares e noto os dentes ligeiramente “deformados”.
Hoje, resolvi aprofundar o que era isso de “bruxismo” e parece que a coisa se encaixa.
Quer “em tempos”, quer “hoje”, era tudo o que eu precisava... sem dúvida!!



O bruxismo consiste em ranger ou apertar os dentes durante o sono (...) É uma patologia observada em pacientes de todas as idade e geralmente está relacionadas ao alto nível de stress. É comum em cerca de 15% das pessoas. Esses pacientes podem sofrer desgastes nos dentes, dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Estes sintomas são comuns durante o sono. O ranger dos dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger nocturno (...)

O esmalte dentário é o primeiro a receber os prejuízos do Bruxismo causando assim o desgaste anormal dos dentes. Pode provocar ainda, dores na articulação temporomandibular (ATM).
Causas: A frequência e severidade do bruxismo estão altamente associadas ao stress emocional e físico. Quando noturno o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes ao da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e fadiga. Um alinhamento incorrecto dos dentes e o fechamento inadequado da boca costumam estar presentes em grande parte dos casos. A doença pode atingir qualquer pessoa não tendo relação directa com a faixa etária. A incidência é maior nas mulheres que nos homens.
Consequências: Desgaste excessivo dos dentes, podendo chegar à gengiva, causando dor. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra. As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contracção excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. Outro problema decorrente do bruxismo é dor na articulação temporomandibular (localizada no osso do crânio e mandíbula). Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.

*Retirado da Wikipédia

10 comentários:

sininho disse...

tenho um bruxista na minha cama!

Seshat disse...

É que nem a dormir consegues parar 'Ssugada coisa!! Zen amiga ... zen!

Cláudia Abreu Antunes disse...

A sério Sininho?! E ele sabe que é bruxista?! ahah
E dorme com alguma espécie de aparelho na boca?!
Era o que me faltava também...

Seshat... não vês que "é nervos que dá nas ssoas"?!
A sorte é que não é sempre... ou pelo menos nem todos os dias me ouço a mim própria...

Seshat disse...

Eu tb já nao me tenho ouvido a mim própria LOLOLOL embora me pareca que o barulhinho seja ligeiiiiramente diferente!! LOLOLOL

Cláudia Abreu Antunes disse...

Ahahah, eu diria seguramente diferente... ouve-se nos quartos do lado... por mais longe que possam estar!!
Ahahah

Pedro disse...

Olha linda, como tu bem sabes, mil vezes bruxista que a roncar como o JC! Livra.

Cláudia Abreu Antunes disse...

Ahahah Também é verdade moroques... A prova é que do quarto do JC toda a gente se queria sair e do meu nem por isso :) Lembras-te da passagem de ano no Meco?! 6 a dormirem no chão do R/C e não foi pela lareira!! ;)

Pedro disse...

Oh moroques, claro que me lembro. Tal como nunca esquecerei das férias de há dois anos em Lagos, em que nem sequer conseguia adormecer lá em casa.
Decidi ir dormir para o carro que estava num dos pisos subterrâneos, não sem antes ter ficado preso no elevador e ser salvo pelo segurança do condomínio. Eu de boxers, com uma almofada e um lençol nas mãos e um segurança pasmado, às duas da manhã, numa cave de um prédio. Queres qualquer coisa mais inesquecível que isto?

CL disse...

Também sofro desse mal... Mas só às vezes! :)

Cláudia Abreu Antunes disse...

Ahahah. De facto inesquecível!! mas isso não foi em Espanha?!

CL, eu também é só às vezes... agora é uma dessas vezes!! Ahahah