segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Fotos tipo-passe

Precisava de umas fotos tipo-passe para os cartões do Conselho de Ministros, para inscrição na Embaixada e para a carta de condução. Se tivermos em conta que agora não se pode entrar no CM sem identificação, a coisa era urgente.
Parece fácil mas não é! Em Lisboa, seria só ir a uma dessas quaisquer lojas de esquina e pronto, 5m e a coisa estava feita... Por acaso a loja até fica mesmo ao lado do CM mas durante uma semana fiz várias incursões ao local e saí de lá no minuto que entrei, eram às dezenas as criancinhas que estavam lá também para tirar fotografias. Até que um dia consegui, paguei $4 e tinha direito a 4 fotografias que sairiam dali a 20m. Paguei e entrei para dentro de uma “sala”, atrás de mim mais 4 timorenses. O fotógrafo pergunta-me qual era o “pano de fundo” que eu queria e mostrou-me: em tons de tigresa, safari (palmeiras numa paisagem árida), outro com canas de bambú, outro com um ripas de madeiras, um vermelho e outro branco... Ainda pensei em escolher o fundo em tigresa mas depois não combinava com a blusa e optei pelo branco! Devo dizer que pela cara do fotógrafo, ficou a achar que eu tinha um péssimo gosto. Dali disse-me que me podia vestir e apontou para uma “cabine” que estava atrás de mim. Eu pensei: “Vestir? Mas vestir como se eu estou vestida?!”. Quando olhei para a cabine nem queria acreditar, tinha uns cabides com blusas e camisas penduradas...só que as blusas já vinham com colares pendurados ou com laços e bandoletes para o cabelo....e as camisas já vinham com gravatas e laços também....também havia casacos para quem quisesse ir de “tailleur”, tudo em pelos menos 3 ou 4 cores se bem que o branco predominava. Mas o que mais me chocou nem foi isto, o que me deu vontade de sair dali a correr foi ver que as pessoas estavam a escolher o tamanho e a que mais lhe agradava, sendo que as camisas brancas estavam tanto ou tão pouco sujas que os colarinhos estavam pretos de sujidades e as “axilas” amarelas...tão nojento...
E pronto, quando recusei vestir aquilo e disse ao Sr. que queria ficar com a minha blusa, aí é que ele achou que eu era anormal!! Não resistiu e, entre dentes, soltou um “malai” que é como quem diz “portuguesa com a mania que as nossas coisas não são giras”. Pois é, eu e as minha manias....se não podia perfeitamente ter vestido aquela blusinha branca, de colarinho em tons de preto e com o colar cor-de-laranja já incorporado?! Podia sim senhora, às vezes sou muito “snobzinha”...

5 comentários:

Anónimo disse...

tou morta de curiosidade pelo resultado final. as fotos ficaram bem?

CL disse...

llllllllloooooooooollllllllllllll

Anónimo disse...

LOLOLOLOL Tu e as tuas esquisitices!! LOLOLOL

Cláudia Abreu Antunes disse...

Sininho, achas que não ficariam?! Com a minha cara no fundo safari, pareço uma leoa!! :)

SCSA disse...

Ehehehehe, estou acordada à 24horas, caidinha de sono, mas ao ler isto ri, tanto, tanto,tanto aqui no gabinete que os que passam no corredor devem dizer que tou "queimadinha de todo", ehehehehe. Epah, devias ter tirado a foto com a fatiota deles, asério que devias :)))), ehehehhehe, ehehehhehehe, ahahhahah....Imagino, ehehhe.