terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Jameson



Antes, há uns anitos a esta parte, a minha bebida preferida (entenda-se que era quando saía à noite ou no social….) era gin tónico….
Devia querer conservar-me como a rainha de Inglaterra que, segundo dizem as más línguas, bebe uma garrafa por dia!!!
Sempre preferi Bombay Saphire até ter descoberto o Tanqueray (mas esse é para outras bolsas!!), quanto à água tónica não tinha preferência! Depois contaram-me que um amigo nosso estava com o fígado em péssimo estado por causa do gin (também era a bebida preferida dele) e eu deixei-me dessas brincadeiras ….
Bom, não deixei verdadeiramente…..o meu aperitivo preferido continua a ser um bom gin tónico, sempre que há jantaradas lá em casa ou na casa de um ou outro amigo, enquanto se espera pela janta, se fuma um cigarro e se inicia a conversa…ei-lo a acompanhar. A propósito, acabou-se o Bombay….

Vai daí que mudei para whisky!!! Podia-se dizer que mudava para água ou para sumo, mas não….mas não é um whisky qualquer!

Porque é que eu gosto de Jameson?
Porque é um whisky de malte e porque é feito só de cevada, não tem nenhum tipo de mistura e é fabricado numa só destilaria.

Já agora fica uma pequena curiosidade acerca e não digam que vão daqui sem terem aprendido nada …
Para se obter o whisky são necessárias várias etapas: maltagem, moagem, maceração, fermentação, destilação e envelhecimento.
O envelhecimento em barris de carvalho é que proporciona ao whisky a sua qualidade, personalidade e o seu sabor inigualável.A idade que vem estampada no rótulo representa a idade do whisky mais jovem entre todos os whiskys de malte e de grão que compõem aquele blended (caso seja mistura).

De maneiras que é assim…

2 comentários:

Anónimo disse...

pois quanto à "feitura" (maltagem, moagem, maceração, fermentação, destilação e envelhecimento) nao sei! ... mas que estou contigo nesse laço "ternurento" que nos liga ao nosso James ... tou!! Liquido dos deuses; escorrega bem e solta a lingua nas noites frias ... aquecendo-as!! LOL LOL

Anónimo disse...

Por acaso já me mostraste algumas das coisas boas que conheço e valorizo (agora não estou a falar dos teus valores e princípios como ser humano!)e esta foi uma delas... E eu que odiava whisky... Hoje não consigo dissociar uma boa conversa de um "on the rocks"! Fica a saber que a culpa é toda tua! LOL