terça-feira, 25 de março de 2008

Grão a grão…

Numa tarde soalheira, eu e a minha mãe, dávamos dois dedos de conversa numa esplanada em Belém. Queríamos tomar café e sentámo-nos numa esplanada meio-cheia e meio-vazia. Eis que, em tons de brasileiro, vem a rapariga que serve à mesa:

- Boa tarde, de desejam?
- Boa tarde. São dois cafés por favor.
- Ah, só dois cafés não servimos.
- Como?
- É, tem de ser acompanhado de um bolo ou então uma bebida.

Aqui já estávamos na fase do “será que ouvi bem??”. É que nenhuma de nós estava propriamente com apetite para bolos… mas ainda assim:

- Então podem ser dois cafés e um pastel de nata.
- Ah, não pode ser pastel de nata. Tem de ser um bolo de fatia: brigadeiro, cheesecake… Ou então uma bebida.
- Pronto, então traga, por favor, os dois cafés e uma garrafa de água.
- Ah, não pode ser não. Tem de ser um “drink”.

Começava a fase do “mas isto não será um abuso??”. Então mas querem-me impingir um bolo que não me apetece comer e uma bebida que não me apetece beber?
A verdade é que não nos apetecia nada, só café mesmo!
De maneiras que perguntámos:

- Só queríamos café…assim vamos ter que ir embora, certo?
- Não, senhoras, podem ficar.

Eu olhei para a minha mãe e soltámos uma gargalhada enquanto a rapariga se afastava.
Então mas pode lá ser verdade??
Primeiro, quase que nos obrigam a comer e a beber só para largar uma “nota” preta por uma coisa de que não temos vontade mas depois deixam-nos ficar ali, sem consumir absolutamente nada mas preferem isso a ganhar €2 com cafés….
Será isto normal?!
Saberão eles que “grão a grão enche a galinha o papo”?

De maneiras que é assim…

3 comentários:

Anónimo disse...

LOL LOL LOL à boa maneira portuguesa LOLOLOLOL

Vespinha disse...

E não queres dizer onde se deu esse episódio?

Cláudia Abreu Antunes disse...

Quero pois! O nome exacto não me recordo mas foi umas das esplanadas com "vista" para o jardim, junto ao Mc Donald's!